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Lançada licitação do transporte coletivo de Salvador

Foi lançado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (03) o aviso de licitação do Sistema de Transporte Coletivo de Salvador (STCO). Elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), o edital prevê a exploração dos serviços de transporte público da capital, feitos por ônibus.
“Depois de 40 anos, a gestão do prefeito ACM Neto resgata o direito do cidadão de ter transporte coletivo digno e de qualidade, que o estimule a deixar o carro em casa para os seus deslocamentos pela cidade”, afirma o secretário de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia.
Foto: Kiko Freitas-Varela Notícias
Foto: Kiko Freitas-Varela Notícias
O objetivo é diminuir a média de idade da frota ônibus em Salvador, que já chegou a 10 anos, e proporcionar um serviço mais seguro, confortável e veloz ao passageiro. “Essa será uma das médias de idade mais baixas do país, eliminando um dos principais pontos de insatisfação dos passageiros”, assinala o secretário. Já o reordenamento das linhas pretende reduzir o tempo de viagem e aumentar a frequência de ônibus nos pontos e terminais.
Aleluia destaca que os veículos a serem incorporados à frota, após a licitação, serão adaptados para utilização de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de possuir sistema de ventilação, dando maior conforto aos usuários. Os novos ônibus deverão ter ainda um sistema que reduz a emissão de gases poluentes. O secretário busca estimular o uso do transporte público na cidade e aliviar o número de carros nas vias.
Algumas medidas adotadas pelo edital pretendem deixar o serviço de transporte público mais moderno. As concessionárias terão que prestar informações via painéis de mensagens, sobre os horários de passagem dos ônibus em tempo real nos terminais, estações e pontos de parada. A consulta sobre linhas e horários de ônibus pelo usuário poderá ser feita também pelo celular via SMS.
Os ônibus serão dotados ainda de painéis digitais com informações de linhas e trajetos, complementando o painel dianteiro. Será também criado um serviço de call center para prestar informações e receber reclamações, por telefone.

FONTE:  http://varelanoticias.com.br/

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